"Quem não lê não pensa; e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)















segunda-feira, 22 de novembro de 2010

OS MISERÁVEIS - VICTOR HUGO

          Victor Hugo, autor de "Os miseráveis" e "O Corcunda de Notre Dame", entre outros, era filho de Joseph Hugo e de Sophie Trébuchet. Nasceu em Besançon, mas passou a infância em Paris.
          Em 1819 fundou, com os seus irmãos, uma revista, o "Conservateur Littéraire" (Conservador Literário) e no mesmo ano ganhou o concurso da Académie des Jeux Floraux, instituição literária francesa fundada no século 14.
         Aos 20 anos publicou uma reunião de poemas, "Odes e Poesias Diversas", mas foi o prefácio de sua peça teatral "Cromwell" que o projetou como líder do movimento romântico na França.
        O período 1829-1843 foi o mais produtivo da carreira do escritor. Seu grande romance histórico, "Notre Dame de Paris" - mundialmente conhecido como "O Corcunda de Notre Dame" - (1831), o conduziu à nomeação de membro da Academia Francesa, em 1841.
       A partir de 1849, Victor Hugo dedicou sua obra à política, à religião e à filosofia humana e social. Reformista, desejava mudar a sociedade mas não mudar de sociedade.
FONTE: UOL EDUCAÇÃO
 

6 comentários:

  1. Eu Andressa,gostei desse livro,pois tem romance,só não gosto muito de ação,fugas,armadilhas,e etc...
    o livro fala de um homem chamado Jean Valgean,ele era ex-preso durante 19 anos por roubo,pois ele morava com sua irmã e os 7 filhos dela.Chegou um dia que não tinham o que comer,então ele não teve outra saída,teve que roubar um pão para as crianças.Mas o dono da padaria conseguiu identificar o homem.
    O narrador deste livro é observador,aquele que só observa e não participa.
    Esta história ocorreu na cidade de Digne uma cidade próxima as montanhas,na região dos Alpes franceses;lá as tardes e noites são frias.Ocorreu nos primeiros dias de outubro,em 1815.
    Essa história é composta por alguns personagens que irei citar:Jean Valgean,Monsenhor que era o Bispo,Cosette que era filha de uma jovem costureira chamada fantine;e mais alguns que fazem pouca parte da história.
    Um dos fatos sociais dessa história é o roubo que foi ai que tudo começou;uma mulher se entregar ao primeiro homem que aparece.
    Mas para saber mais dessa história,é só lendo e embarcando nesta aventura,pois é um livro bem bacana para quem gosta de ler e até mesmo para aquele(a) que não costuma ler,pois é muito divertido esse livro

    escrito pela aluna: Andressa

    ResponderExcluir
  2. EU,FRANCIELI GOSTEI PORQUE O LIVRO FALA SOBRE ROMANCE E TAMBÉM ACÁO E ARMADILHAS.O HOMEM ESTAVA PRESO POR TER ROUBADO UM PÃO,PARA DAR A SUA IRMÃO E OS SETE FILHO QUE ESTAVAM COM FOME,E O HOMEM DA PADARIA FOI ATRAIS DELE E O PEGOU E ELE FOI PRESO, E FICOU 19 ANOS NA CADEIA E JEAN ELE VIAJAVA MUITO E ELE PAROU NA CIDADE DE DIGNE ,E AS NOTES FICAVA CADAVES NAS FRIAS E JÁ TINHA CHEGADO A NOITE E ELE ESTAVA PROCURANDO UM LUGAR PARA DORMIR MAS NINGUÍM NA CIDADE QUERIA HOSPEDALO,E ELE TINHA IDO SE SENTAR EM UM BANCO NA PRAÇA E UM SENHORA FALOU VOCE ESTÁ PROCURENDO UM LUGAR PARA DORMIR VÁ AQUELA CASA E ELE FOI E BATEU E O BISPO ATENDEU ENTRE VOCE PODE FICARE DORMIR ,E ELE ACABOU DE ROUBAR O BISPO E FUGIU E OS POLICIAS ACHAREM ELE E O PRENDEIRO ELE E LEVOU ÁTE A CASA DO BISPO E ELE FALOU QUE ELE NÃO ROUBOU EU DEI,ACONTECEU EM OUTUBRO DE 1815. E OS PERSONAGEM SÃO JEAN VALJEAN,MONSENHOR ,COSETTE,FATINE E MARIUS,E A MENSAGENS DO TEXTO E MENOS QUE A PESSOA SEJA EX-CONDENADO, PARA ACOLHER UMA PESSOA QUE ESTÁ SUJO E COM FOME VOCE TEM QUE AJUDAR. ESCRITO PELA ALUNA FRANCIELI DA 7C

    ResponderExcluir
  3. Eu Monique,gostei deste livro porque ele fala sobre a história de um ex-condenado que se chamava Jean Valjean.A história fala que este homem roubou um pão para dar a sua familia e o dono da padaria,reconheceu ele,chamou a policia e foi preso por ter roubado,ficou preso por cinco anos mas ele tentou fugir mais quatro vezes por isso que ele ficou na cadeia dezenove anos.Após sair da cadeia ele chegou numa cidade chamada Digne que fica na França,chegando lá ele pediu hospedaria e comida mas ninguem quis hospedalo por que já sabiam que ele era um ex-condenado,querem saber o resto?.Eu recomendo este livro a todos que gostam de ler ou aqueles(as) que não costuma a ler,é um livro muito divertido que contêm um pouco de romance.
    Aluna:Monique 7ªc.

    ResponderExcluir
  4. eu ÉDERSON li e gostei muito porque é uma obra romantica escrita por VICTOR HUGO ESTE livro fala da vida de um homen que foi preso apos roubar um pedaço de pão para a sua irma e seus filhos foi condenado a 3 anos mas tentol fugir e foi condenado amais alguns anos altodo se passou 19 anos quado saiu foi paea uma cidade chamada DIGNE ele foi ate a prefeitura para se registrar e foi tentar se ospedar em algun hotel mas não deixarão sabendo que ele tinha saido da prisão.
    Então deito-se no banco da praçauma moça chegou ate ele e falou para pedir para se hospedar la o padre lhe acolheu Jean dormiu demadrugada levantou e roubou o padre e fugiu mas a policia achou e lhe pegou levaran a casa do padre e perguntaram ao padre se tinha dado aquelas coisas ao homen o padre falou que sim. Jean ficou como bomzinho nessa historia

    essa história foi escrita pelo aluno: EDERSON NUNES DA SILVA

    ResponderExcluir
  5. Essa historia e muito boa, e legal, pois tem romance e ação.Ela é narrada por um narrador observador ocorre na FRANÇA em 1815.Os personagens são Jean valgeam, monselhos e cosette...O principal é o Jean.
    Fala sobre um rapaz que ficou preso aos 19 anos, e depois que ele saiu foi descriminado jugado...Por ele ter sido preso e todo mundo chamava de ladrão.
    Ele pediu ajuda para muitas pessoas, mas negavam ajuda.Teve um dia que foi na casa de um padre dormiu-la e roubou o padre e fugiu porém a policia achou e pegou ele levou para casa do padre perguntou ao padre se Jean tinha sido rolbado o padre dis que não, que tinha dado as coisas a ele.

    ALUNO: GABRIEL VINICIOS

    ResponderExcluir