"Quem não lê não pensa; e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)















sexta-feira, 17 de junho de 2011

SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR

2 comentários:

  1. Um ótimo livro, que mesmo sendo antigo, tem uma linguagem muito simples de se entender. Têm personagens marcantes, a história é bem contada, mostra uma sociedade de aparências. E nesse livro o José de Alencar faz uma uma referência a um de seus próprios livros o "Diva", que segundo ele recebeu muitas críticas.

    ResponderExcluir
  2. O livro começa contando como Aurélia era vista na sociedade, todos à achavam muito bonita e ela possuía muito dinheiro, graças a herança deixada pelo seu avô paterno, ela tinha muitos admiradores nos quais colocava preços de acordo com sua estima por cada um, como se eles fossem mercadorias. Seus pais haviam fugido para se casar, mas depois de um tempo seu pai foi obrigado a voltar para casa, pois o avô de Aurélia até então não acreditava que ele havia se casado. Após a morte do pai de Aurélia, seu avô descobre nas coisas de seu pai a certidão de casamento. Passando então á acreditar que Aurélia e seu irmão realmente eram seus netos, então ele ajuda Aurélia e sua mãe, que desde da morte do pai de Aurélia está muito doente e sem dinheiro as duas são obrigadas a costurar.
    Após a morte de sua mãe e seu avô, o novo tutor de Aurélia passa a ser o irmão de sua mãe Sr. Lemos. Antes de Aurélia ficar rica, ela se apaixonou por Amaral, que deixou de se casar com ela para ficar noivo de Adelaide.
    Aurélia para se vingar de Amaral que trocou seu amor por dinheiro, ela pede ao Sr. Lemos que ofereça a ele cem contos de réis para se casar sem saber de quem se trata. Amaral que morava com sua mãe e suas duas irmãs (Nicota e Mariquinhas) e havia gastado todo o dinheiro que estava guardado, acabou por aceitar, pois, sua irmã Nicota vai se casar, mas não tem dinheiro para o enxoval.
    Após se casarem, Aurélia e Amaral só sabem alfinetar um ao outro, usando de ironia e sarcasmo na frente dos outros. Já que Amaral se declarou para ela e no entanto ela o desprezou. Porém após alguns meses disso Aurélia começa a se isolar, chegando até mesmo a oferecer o divórcio, que Amaral não aceita pois primeiro quer restituir o dinheiro que Aurélia pagou por ele. Após conseguir este dinheiro com um negócio que ele já julgava perdido, Amaral enfim aceita o divórcio.
    E é depois disso que Aurélia declara-se a ele, que a perdoa.

    Aurélia mesmo sendo uma personagem sarcástica e irônica, é idealizada em sua beleza e pureza em respeito ao amor, o qual ela ainda mantém por Amaral mesmo depois dele ter trocado-a por dinheiro.

    ResponderExcluir