"Quem não lê não pensa; e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)















sexta-feira, 17 de junho de 2011

AOS ROMANCES, POIS!

        Na busca pelo legitimamente nacional, o romance voltou-se para os espaços brasileiros, identificados como a selva, o campo e a cidade, que deram origem, respectivamente, ao romance indianista e histórico, ao romance regional e ao romance urbano.
         Os textos que você, aluno do 2. ano, leu, pertencem a esses três grupos e foram escritos por aqueles que são considerados, até hoje, os grandes romancistas do século XIX.
          Muitas características dessas histórias você certamente já conhecia, através de obras literárias atuais (os chamados "best sellers"), de filmes e telenovelas. Ingredientes comuns nesse gêneros que buscam satisfazer o gosto do grande público ávido por aventuras e histórias de amor apareceram já nas primeiras obras ficcionais do período romântico e seriam repetidos à exaustão até os nossos dias: a comicidade, o namoro difícil ou impossível, a dúvida entre o dever e o desejo, a revelação surpreendente de uma identidade ou um segredo, o final feliz, culminando com o casamento.
       Escreva um breve resumo do enredo da obra que você leu, destacando os elementos “folhetinescos” que você identificou nela.
       






  Siga acessando as postagens seguintes para saber as próximas tarefas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário