"Quem não lê não pensa; e quem não pensa será para sempre um servo."
(Paulo Francis)















sexta-feira, 17 de junho de 2011

O ROMANCE ROMÂNTICO NO BRASIL

          Os escritores românticos tomaram para si o compromisso de definir nação, povo, língua e cultura brasileira. O romance, ao surgir nesse contexto, assumiu o papel de um dos principais instrumentos nesse processo de descoberta do país e de busca da identidade nacional.
          A palavra "romance", originalmente, significava um tipo de composição de cunho popular e folclórico, escritas em latim vulgar, em prosa ou verso, contavam histórias cheias de imaginação, fantasia e aventuras.
          Como gênero literário, o romance foi se modificando. Somente no século XVIII é que a palavra "romance" tomou o sentido que tem hoje: texto em prosa, normalmente longo, que desenvolve vários núcleos narrativos, organizados em torno de um nucleo central, e narra fatos relacionados a personagens, numa sequência de tempo relativamente ampla e em determinado lugar ou lugares.



         O romance surgiu sob a forma de folhetim, publicação diária, em jornais, de capítulos da obra. Para garantir a fidelidade dos leitores, os autores do folhetim valiam-se de certas técnicas, como interromper a narração no momento culminante de uma cena ou sequência de cenas. Essa técnica pode ser observada hoje nas telenovelas, herdeiras diretas do romance folhetinesco. Outros ingredientes comuns aos dois tipos de narrativa são o triângulo amoroso, a vitória do bem contra o mal e o final feliz.Isso explicaria por que tantas obras do período romântico foram facilmente adaptadas para a TV.
         Grandes romancistas brasileiros do século XIX: Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar, Bernardo Guimarães e Visconde de Taunay.
Adaptado de: Português - Linguagens (Willian Roberto Cereja)

8 comentários:

  1. Lindo, Lindo, Lindo. J.I.MLR

    ResponderExcluir
  2. adorei esses romantismo

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. é eles sao umas merdas mesmo,kkkkkkkkkkk seus bostinhas,sabe nem ensinar direito,vai primeiro aprender a materia pra depois falar no seu blog...
      -A HISTORIA É UM PRETEXTO PARA O ENLACE AMOROSO
      -JOSE DE ALENCAR
      cresça e apareça ajudeii alguem que nao entendeu nd desse textinho barato?!
      opsss tenho certeza kkkkkkk

      Excluir
    2. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk você respondeu sua própria critica seu burro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir